O glaucoma é uma doença crônica causada por múltiplos fatores, que leva a um dano irreversível do nervo óptico e perda progressiva do campo visual, nas fases iniciais o glaucoma não apresenta sintomas o que acaba atrasando seu diagnóstico. Se não tratado adequadamente pode levar a perda irreversível da visão.
As Cirurgias para o Glaucoma ou Anti-glaucomatosas tem como objetivo a diminuição e o controle da pressão ocular. Estas cirurgias buscam evitar a progressão das lesões no nervo óptico e consequente preservação da acuidade visual.
Iridotomia a Laser – tratamento para o Glaucoma de ângulo fechado, no qual o oftalmologista executa um pequeno orifício na íris para drenagem do humor aquoso. Isto é feito para evitar que a pressão intraocular aumente, com a possibilidade de dano ao nervo óptico e perda permanente de visão. Geralmente, o orifício é feito na porção superior da íris, sob a pálpebra superior, e não é visível.
Trabeculectomia – consiste em criar um canal alternativo de drenagem do humor aquoso (líquido intraocular) para melhor controle da pressão intraocular.
A cirurgia é indicada nos casos de Glaucoma em que a pressão ocular não consegue ser controlada com o uso dos colírios.
Trabeculoplastia Seletiva a Laser – Entre as opções de laser para o tratamento do glaucoma, destacamos a trabeculoplastia seletiva (SLT) como a principal opção na atualidade.
O laser da trabeculoplastia seletiva, diferente do laser tradicional, aumenta a permeabilidade da malha trabecular, facilitando o escoamento (limpando o ralo do olho) sem causar danos ao tecido.
Trata-se de um tratamento rápido, praticamente indolor, com poucos efeitos colaterais e eficaz para o controle da pressão intraocular para pacientes com glaucoma de ângulo aberto.
É possível, caso seja necessário, realizar novamente a cirurgia sem maiores riscos.
Este procedimento não exige internação hospitalar e pode ser acompanhado no próprio ambulatório.
Nossa equipe operou mais de 100 pacientes nos últimos anos e tem uma vasta experiência com o tratamento. No primeiro ano após o procedimento à laser foi constatada a diminuição da pressão intraocular, auxiliando no controle da progressão da doença.
Vale ressaltar que nenhum tratamento disponível atualmente é capaz de recuperar o campo de visão já perdido pelo glaucoma.
Infelizmente, este tipo de tratamento ainda é restrito a algumas capitais do Brasil e de um pequeno grupo de médicos e, consequentemente, acessível apenas à uma pequena parcela da população (diferentemente do que ocorre em países mais desenvolvidos).