A Catarata é uma doença ocular caracterizada pela opacificação do cristalino, lente natural do olho responsável pela focalização da luz sobre a retina. Essa opacificação, impede que a luz chegue à retina em quantidade suficiente, o que prejudica a qualidade da visão. Com o passar do tempo, a catarata pode se agravar reduzindo muito a visão do paciente.
O tratamento é exclusivamente cirúrgico.
Facoemulsificação – é uma técnica atual na qual um aparelho fragmenta e aspira o cristalino e em seguida a lente intraocular é implantada.
Embora seja um procedimento cirúrgico complexo, os avanços tecnológicos registrados na oftalmologia nos últimos anos permitem que esta cirurgia seja realizada de forma rápida e segura, sob anestesia local. Apesar disso, todo procedimento cirúrgico envolve riscos e, portanto, é fundamental escolher um especialista experiente e seguir suas recomendações em todas as fases do tratamento.
Capsulotomia/YAG Laser – no pós-operatório de catarata, pode ocorrer a opacificação da cápsula posterior do cristalino, na qual a lente intraocular está apoiada.
Essa opacificação, provoca piora da acuidade visual.
O processo de aplicação do laser elimina essa opacidade, e a visão reestabelece.