Retina é membrana do seguimento posterior do olho, altamente vascularizada, composta por 10 camadas de tecido nervoso, com região central denominada Mácula (responsável pela visão de detalhes).
Vitrectomia Posterior ou Vitrectomia via Pars Plana – procedimento cirúrgico que faz a remoção do vítreo (fluido gelatinoso que preenche a cavidade do olho) e tem por finalidade tratar diversas doenças da Retina e do Vítreo.
Retinopexia com Introflexão Escleral – utilizada de forma isolada ou associada a vitrectomia posterior. Esta cirurgia sutura ao redor do olho um segmento composto de silicone a fim de que ele bloqueie todas as roturas que geraram o descolamento de retina.
Fotocoagulação a Laser – procedimento a laser, indicado para pessoas que apresentam doenças que afetam os vasos sanguíneos do olho, como ocorre nos diabéticos. Pacientes que apresentam degenerações periféricas ou roturas na retina predisponentes ao deslocamento de retina também necessitam desse tratamento.
Aplicação de Antiogiogênicos (Injeção Intraocular) – o uso de medicamentos antiangiogênicos (anti-VEGF) revolucionou a oftalmologia nos últimos 5 anos. Os estudos que avaliaram sua eficácia para o tratamento da degeneração de mácula pela idade, mostraram que é possível tratar esses pacientes com ganho na acuidade visual. Outros estudos mais recentes mostraram a eficácia desses medicamentos no tratamento da retinopatia diabética (edema de mácula e proliferação neovascular) e das oclusões venosas.