O glaucoma é uma doença crônica causada por múltiplos fatores, que leva a um dano irreversível do nervo óptico e perda progressiva do campo visual, nas fases iniciais o glaucoma não apresenta sintomas o que acaba atrasando seu diagnóstico. Se não tratado adequadamente pode levar a perda irreversível da visão.
A importância do diagnóstico precoce do glaucoma é iniciar o tratamento nas fases iniciais da doença. No glaucoma busca-se a redução da pressão intraocular visando minimizar os danos irreversíveis ao nervo ótico e a perda do campo visual.
A visão que já foi perdida pelo glaucoma não pode ser recuperada devido ao dano causado ao nervo ótico, quando diagnosticado a tempo é possível controla-lo para que a doença não avance, é importante que a cirurgia quando necessária para controle da pressão ocular em casos de glaucoma, não demore ser indicada, pois as lesões causadas por um tratamento clínico insuficiente são impossíveis de serem recuperadas.
TIPOS
Existem cinco tipos de glaucoma:
- Glaucoma primário de ângulo aberto
- Glaucoma de ângulo fechado ou ângulo agudo
- Glaucoma de pressão normal
- Glaucoma secundário
- Glaucoma congênito
TRATAMENTOS
Os tratamentos indicados nos casos de glaucoma têm como objetivo reduzir a pressão intraocular para que as fibras nervosas remanescentes consigam manter sua função controlando a progressão da doença e prevenindo cegueira, pode ser realizado através de colírios, laser ou cirurgia, o oftalmologista deve avaliar e definir qual o melhor método para cada paciente.