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Qualidade e Segurança do Paciente

A Gestão da Qualidade é fundamentada na segurança e a satisfação dos pacientes, fator que reúne um conjunto de práticas e processos que visam garantir a qualidade do cuidado prestado, bem como a segurança durante todo o processo de atendimento.

Missão

Promover saúde ocular com qualidade, segurança, conhecimento cientifíca e sustentabilidade.

Visão

Ser reconhecido nacionalmente pelo Qualidade, Segurança e Excelência em Gestão

Valores

  • Humanização
  • excelência
  • Ética
  • Segurança
  • Promoção do conhecimento
  • Responsabilidade social

Comissões

Núcleo de segurança do Paciente -NSP;

Comissão de Ética Médica - CEM;

Comiss'ao de Farmácia e Terapêutica - CFT;

Comissão de Revisão de Prontuários - CRP;

Comissão de Controle de Infecção Hospitalar - CCIH;

Políticas Institucionais

Política de qualificação de fornecedores:

Tem por objetivo estabelecer um bom relacionamento com fornecedores por meio de uma conduta ética nas relações comerciais, assegurar o abastecimento e qualidade dos produtos, bens e serviços através de critérios pré-estabelecidos que serão avaliados visando como resultado a excelência nos atendimentos.

Política de gestão de pessoas:

É destinada ao público interno e tem como objetivo ações para desenvolvimento dos colaboradores.

Política de Segurança do Paciente:

Tem por objetivo consolidar as ações para desenvolvimento da segurança do paciente/acompanhantes e familiares.

Conta com o NSP – Núcleo de Segurança do Paciente que é responsável por promover ações com temas relacionados a segurança do paciente.

Política de Gestão Ambiental:

Busca promover a geração controlada de resíduos e o consumo consciente dos recursos oriundos de nossos atendimentos, com a finalidade de reduzir os impactos ambientais gerados, promovendo a preservação do meio ambiente e contribuindo com a redução de desperdícios. Prioriza o atendimento aos requisitos legais inerentes ao segmento de saúde, as necessidades dos pacientes e familiares.

Política de Comunicação:

Busca assegurar a transparência na divulgação das informações para os nossos públicos conforme as diretrizes e estratégias do Hospital e do Grupo Opty, sendo responsável pela formação da identidade e imagem positiva da instituição e ressaltando perspectivas relacionadas ao propósito da organização.

Política de Gestão da Qualidade:

Tem como objetivo expressar nosso posicionamento frente à qualidade dos serviços prestados, satisfação e segurança dos pacientes, visando à melhoria contínua dos seus processos.

Política Integrada da Tecnologia da Informação:

Tem como objetivo garantir a disponibilidade, integridade, confidencialidade, legalidade, autenticidade e auditabilidade da informação necessária para a realização do negócio.

Política de Equidade:

Tem como objetivo promover um atendimento igualitário aos pacientes, com dignidade, respeitando suas crenças, diferenças, limitações e escolhas.

Protocolos de Segurança do Paciente

Protocolo de Identificação do Paciente:

Tem como objetivo garantir a correta identificação de todos os pacientes, com o objetivo de evitar a ocorrência de incidentes. O processo de identificação do paciente deve assegurar que o cuidado seja prestado à pessoa para qual se destina.

Protocolo de Comunicação Efetiva:

Busca estabelecer critérios para mitigar eventos decorrentes de falhas na comunicação entre: profissionais; profissionais e clientes; outros serviços de saúde, a fim de promover atendimento ágil e seguro, permitindo a melhor experiência para o paciente e seu acompanhante.

Protocolo Uso Seguro de Medicamentos:

Busca promover o uso seguro e racional dos medicamentos, através de medidas de prevenção que assegurem minimamente o cumprimento de 6 (seis) certos (paciente certo, medicamento certo, via de administração certa, dose certa, horário certo e lateralidade certa, se aplicável) evitando risco de danos aos pacientes.

Protocolo de Cirurgia Segura:

Busca tornar as intervenções cirúrgicas seguras para os pacientes e equipe assistencial, através da implantação de processos que reduzam a ocorrência de eventos adversos e aumentem a segurança na realização dos procedimentos cirúrgicos por meio de um Checklist de Verificação, desenvolvido com base no modelo da Organização Mundial da Saúde – OMS.

Protocolo de Higienização das Mãos:

Tem por objetivo promover a higienização das mãos, com o intuito de prevenir as infecções relacionadas à assistência à saúde (IRAS), visando a segurança do paciente, dos profissionais de saúde e de todos aqueles envolvidos no cuidado aos pacientes.

Protocolo de Prevenção de Quedas:

Busca reduzir a ocorrência de quedas de pacientes nos pontos de assistência e o dano dela decorrente, por meio de implantação e implementação de medidas que complementem a avaliação de risco do paciente, garantam o cuidado multiprofissional em um ambiente seguro, e promovam a educação do paciente, familiares e profissionais.

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