O diabetes é hoje uma das maiores causas de cegueira entre os adultos.
Pessoas com diabetes são mais propensas a adquirir problemas nos olhos, como catarata, glaucoma e retinopatia diabética.
A catarata é a perda da transparência do cristalino (lente ocular). Geralmente ocorre com o envelhecimento e causa embaçamento visual progressivo por impedir que a luz chegue adequadamente ao fundo dos olhos (mais especificamente na retina). Nos pacientes diabéticos, a catarata costuma ocorrer mais cedo.
Os diabéticos também apresentam maior risco para desenvolvimento de um tipo grave de glaucoma, chamado glaucoma neovascular. O glaucoma se caracteriza por danos irreversíveis ao nervo óptico decorrentes do aumento na pressão ocular, e que se não tratado adequadamente, pode levar a perda do campo visual e até cegueira.
A retinopatia diabética é o comprometimento dos vasos e do tecido retiniano que ocorre em diabéticos. Os sintomas da retinopatia diabética podem demorar anos para aparecer e a identificação da doença em estágio inicial é essencial para o sucesso do tratamento e preservação da visão.
Alguns dos sintomas da doença são:
- Visão embaçada
- Visão dupla
- Dificuldade para ler
- Dificuldade ou perda de visão periférica
- Sensação de pressão nos olhos
- Perda repentina da visão
- Moscas ou flashes flutuantes
O diagnóstico precoce de qualquer doença ocular é fundamental para a possível correção ou funcionamento perfeito da visão.
Quer saber mais?
Entre em contato conosco através da nossa central de atendimento: (11) 3683-0404 / (11) 3336-3150 / (11) 2222-1188 ou e-mail: webmaster@oftalmo.com.br
Fique de olho!
Compartilhe: