O glaucoma é uma doença crônica causada por múltiplos fatores, que leva a um dano irreversível do nervo óptico e perda progressiva do campo visual, nas fases iniciais o glaucoma não apresenta sintomas o que acaba atrasando seu diagnóstico. Se não tratado adequadamente pode levar a perda irreversível da visão.

As Cirurgias para o Glaucoma ou Anti-glaucomatosas tem como objetivo a diminuição e o controle da pressão ocular. Estas cirurgias buscam evitar a progressão das lesões no nervo óptico e consequente preservação da acuidade visual.

Iridotomia a Laser – tratamento para o Glaucoma de ângulo fechado, no qual o oftalmologista executa um pequeno orifício na íris para drenagem do humor aquoso. Isto é feito para evitar que a pressão intraocular aumente, com a possibilidade de dano ao nervo óptico e perda permanente de visão. Geralmente, o orifício é feito na porção superior da íris, sob a pálpebra superior, e não é visível.

Trabeculectomia – consiste em criar um canal alternativo de drenagem do humor aquoso (líquido intraocular) para melhor controle da pressão intraocular.

A cirurgia é indicada nos casos de Glaucoma em que a pressão ocular não consegue ser controlada com o uso dos colírios.

Trabeculoplastia Seletiva a Laser – Entre as opções de laser para o tratamento do glaucoma, destacamos a trabeculoplastia seletiva (SLT) como a principal opção na atualidade.
O laser da trabeculoplastia seletiva, diferente do laser tradicional, aumenta a permeabilidade da malha trabecular, facilitando o escoamento (limpando o ralo do olho) sem causar danos ao tecido.
Trata-se de um tratamento rápido, praticamente indolor, com poucos efeitos colaterais e eficaz para o controle da pressão intraocular para pacientes com glaucoma de ângulo aberto.
É possível, caso seja necessário, realizar novamente a cirurgia sem maiores riscos.
Este procedimento não exige internação hospitalar e pode ser acompanhado no próprio ambulatório.
Nossa equipe operou mais de 100 pacientes nos últimos anos e tem uma vasta experiência com o tratamento. No primeiro ano após o procedimento à laser foi constatada a diminuição da pressão intraocular, auxiliando no controle da progressão da doença.
Vale ressaltar que nenhum tratamento disponível atualmente é capaz de recuperar o campo de visão já perdido pelo glaucoma.
Infelizmente, este tipo de tratamento ainda é restrito a algumas capitais do Brasil e de um pequeno grupo de médicos e, consequentemente, acessível apenas à uma pequena parcela da população (diferentemente do que ocorre em países mais desenvolvidos).

Todas as descrições acima têm apenas caráter informativo. Tire suas dúvidas com um de nossos especialistas. Agende uma consulta. Cuide dos seus olhos!