O Crosslinking é indicado para evitar a progressão do ceratocone, através do aumento da rigidez e da resistência da córnea. Não ocorre alteração estética com o procedimento.

O tratamento associa a riboflavina (vitamina B2) à luz ultravioleta, o que reforça as novas ligações entre as moléculas de colágeno da córnea, enrijecendo-a e estabilizando a doença.

Duração: cerca de 1 hora e meia e é realizado em ambiente cirúrgico, com o paciente deitado e utilizando colírio anestésico.

Descrição: O epitélio corneano é removido manualmente por raspagem com espátula e em seguida são aplicadas gotas de riboflavina a 1% (vitamina B2) de 5 em 5 minutos durante 30 minutos. Após assegurar que a vitamina B2 foi absorvida pelo tecido corneano, aplicasse luz Ultravioleta (radiação UV-A) por 30 minutos, ainda pingando a vitamina B2 a cada 5 minutos.

Pós-operatório: O paciente vai para casa usando um tampão protetor transparente acrílico e uma lente de contato terapêutica que é retirada 5 a 7 dias após o procedimento, O acompanhamento é importante, seguindo corretamente as orientações e utilizando os colírios pós-operatórios. Os retornos são mais frequentes no início e, após o primeiro mês, o paciente deve passar em consulta com 3,6 e 12 meses pós tratamento.

O que posso sentir após a cirurgia?
Após a cirurgia é comum o olho ficar vermelho e o paciente pode sentir desconforto, lacrimejamento e dor leve a moderada no local. Para isso são prescritos analgésicos e anti-inflamatórios (colírios e comprimidos). Após os primeiros 3 dias, os sintomas diminuem muito. Na maioria dos casos, a recuperação da visão ocorre após o primeiro mês, e alguns pacientes podem levar de 3 a 6 meses para estabilização completa. Grande parte dos pacientes mantem a necessidade de correção visual (óculos ou lentes de contato) após a cirurgia, com objetivo de melhorar a visão.

O que devo fazer após a cirurgia?
Usar os remédios e colírios seguindo a receita médica. Dessa a maneira, a recuperação se torna mais rápida e adequada. Recomenda-se evitar exposição à luz solar intensa através do uso de óculos escuros durante pelo menos os 6 primeiros meses para evitar a formação de ‘’manchas cicatriciais’’ na córnea

O que posso e o que não posso fazer após a cirurgia?

Permitido: Durante o banho, lavar o rosto e deixar a agua escorrer naturalmente no local operado. Ler, escrever e assistir televisão (o uso da visão não prejudica a recuperação da cirurgia). Ingerir os alimentos e remédios que está habituado no dia a dia.

Proibido: Coçar o olho, deixar de usar as medicações, frequentar locais de muita poeira, fazer atividades físicas intensas e entrar em agua de piscina ou mar no primeiro mês após a cirurgia.

 

Quer saber mais? Agende uma consulta com um de nossos oftalmologistas.

Entre em contato conosco através da nossa central de atendimento: (11) 3683-0404 / (11) 3336-3150 / (11) 2222-1188 ou e-mail: webmaster@oftalmo.com.br

Fique de olho

 

Todas as descrições acima têm apenas caráter informativo. Tire suas dúvidas com um de nossos especialistas. Agende uma consulta. Cuide dos seus olhos!