Fique de olho no combate ao glaucoma!
Atualmente o glaucoma é uma das principais causas de cegueira no mundo.
O glaucoma por definição é o comprometimento do nervo óptico com perda progressiva do campo visual, normalmente associado ao aumento da pressão ocular.
Os principais grupos de risco para o desenvolvimento da forma mais comum de glaucoma são:
- Idade acima de 50 anos
- Histórico de glaucoma na família
- Miopia
- Raça Negra
- Diabetes
O glaucoma tende a ser hereditário, porém não tem causa definida. Começa mais frequentemente com aumento na pressão ocular, o que a longo prazo, causa a perda gradativa do campo de visão podendo levar a cegueira. Geralmente o glaucoma é indolor, por isso é conhecido como uma doença silenciosa.
Em relação ao tratamento o glaucoma não tem cura, mas sim controle. O tratamento é feito inicialmente a base de colírios para redução da pressão ocular. Ao longo do tratamento, podem ser necessários procedimentos a laser até a intervenções cirúrgicas.
O principal tratamento do glaucoma é a prevenção, isso porque a doença nas suas fases iniciais não tem sintomas na maior parte dos casos. O exame preventivo é focado na avaliação da pressão ocular, fundo de olho e campo visual.
Vale frisar que uma visita ao oftalmologista para uma simples avaliação de grau não é o suficiente para afastar ou identificar a doença.
Embora o glaucoma seja uma doença com potencial de cegueira, quando descoberto e tratado de maneira adequada logo nas fases inicias, possibilita o paciente manter uma boa visão.
Consulte seu oftalmologista regularmente.
Entre em contato conosco através da nossa central de atendimento: (11) 3683-0404 / (11) 3336-3150 / (11) 2222-1188 ou e-mail: webmaster@oftalmo.com.br
Compartilhe: