A catarata se divide em dois tipos: Congênitas e Adquiridas.

 

Das Congênitas:

Em aproximadamente 0,03% dos nascimentos podem vir a ter catarata congênita a principal causa é uma mutação genética. Mas também podem ser através de anormalidades cromossômicas, desordem metabólicas e infecções durante a gravidez, como a rubéola.

Das Adquiridas:

Senil – É o mais comum tipo de apresentação. Com o passar dos anos ocorre a perda da transparência do cristalino, entretanto o tempo não pode ser estimado pois ocorre de maneira distinta entre indivíduos e famílias diferentes.

Traumática – Pode ser causado por trauma penetrante, trauma contuso, radiação e descarga elétrica. É o mais comum tipo em indivíduos jovens.

Induzida por medicamentos – Causada por corticosteroides em sua maioria e dependendo da dose, duração do tratamento e sensibilidade individual. Alguns exemplos são: clorpromazina, amiodarona, alopurinol.

Secundária – Ocorre em pacientes que já possuem uma doença ocular primária. Algumas causas são a inflamação intraocular (uveíte), glaucoma agudo, alta miopia e distrofia hereditária do fundo do olho.

 

Entre em contato conosco, através da nossa central de atendimento: (11) 3683-0404 / (11) 3336-3150 / (11) 2222-1188 ou e-mail: webmaster@oftalmo.com.br

Todas as descrições acima têm apenas caráter informativo. Tire suas dúvidas com um de nossos especialistas. Agende uma consulta. Cuide dos seus olhos!